PROJETO
Escola: Municipal “Aníbal de Freitas”
Duração: Maio a agosto
Publico atendido: Escola e comunidade de Cachoeira do Brumado
III GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA
DA ESCOLA MUNICIPAL “ANIBAL DE FREITAS”
TEMA: “Educar para a vida”
Cachoeira
do Brumado, Maio de 2012.
Introdução
As gincanas escolares proporcionam aos alunos o desenvolvimento da
cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a
integração entre os participantes e a tomada de decisões. Durante a realização
deste trabalho, poderemos observar a criatividade e espontaneidade de cada
aluno para defender e organizar suas idéias e o prazer de desenvolver as
atividades propostas, possibilitando torná-los seres mais conscientes e capazes
de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.
A III Gincana Cultural e Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de
Freitas” ocorrerá de: Maio
a 10 de novembro. Será feita uma
comissão composta pelo professor coordenador, pelo diretor, pela pedagoga.
Durante a Gincana serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais
envolvendo a escola: corpo docente e discente e a comunidade local. Serão
formadas três equipes em que cada uma terá várias tarefas a serem executadas no
decorrer da competição.
Justificativa
Por sabermos que as gincanas privilegiam o conhecimento e o saber dos
nossos educando, a idéia desenvolvida por esse projeto procura interligar as
disciplinas, integrar a escola e a comunidade, resgatar as manifestações
culturais tradicionais e locais, a prática dos esportes e das atividades de
lazer que visam um bem estar social.
Visa, também, a construção de uma consciência solidária nos alunos e na
comunidade.
A III Gincana Cultural e Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de
Freitas” tem por finalidade desenvolver o intercâmbio sócio - esportivo –
cultural, estimulando os escolares para atividades sadias, estabelecendo uma
união segura entre a comunidade e a escola, exaltando a prática desportiva como
instrumento de formação de personalidade, fazendo valer a formação de cidadãos
conscientes.
Objetivos Gerais
Ø
Integrar escola e comunidade;
Ø
Proporcionar uma interação social;
Ø
Valorizar a participação em equipe;
Ø
Respeitar adversários;
Ø
Desenvolver nos alunos capacidades motoras,
afetivas e sociais;
Ø
Promover a interdisciplinaridade;
Ø
Resgatar e valorizar a cultura local;
Ø
Valorizar o social, considerando o educando um
ser em formação, na sua totalidade;
Ø
Criar formas de representação desse mundo:
linguagem verbal, corporal e escrita;
Ø
Sensibilizar os alunos sobre a importância da
educação para a vida;
Ø
Proporcionar maior participação dos pais na vida
escolar do filho.
Desenvolvimento
É necessário a cada dia que o professor incentive o aluno a investigar,
descobrir, pensar e a tomar decisões próprias. É urgente a formação do aluno,
enquanto ser pensante. E esta é construída individualmente, a partir da
experiência na vida real do aluno. Nesse contexto, as situações competitivas e
lúdicas vêm favorecer a construção dos conceitos de cidadania.
A III Gincana Cultural e esportiva da Escola Municipal “Aníbal de
Freitas” trata-se de um evento educativo, cujo eixo central gira em torno de
quatro competências básicas, cujo exercício, no fundo, é o que se deseja
oportunizar aos seus participantes:
Ø
Aprender a ser
Ø
Aprender a conhecer
Ø
Aprender a conviver
Ø
Aprender a fazer
A partir do dia 03 de março haverá uma reunião pedagógica onde será
passado ao corpo docente o projeto
Durante os dias da gincana serão desenvolvidas atividades culturais:
teatro, provas surpresas, arrecadação de prendas para a quadrilha, danças,
dublagens, etc. Na parte esportiva serão realizadas as seguintes modalidades:
futsal, voleibol, (masculino e feminino).
Regulamento geral
1.
Este regulamento é o conjunto de normas e disposições
que regem a III Gincana Cultural e
Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de Freitas” / 2012.É obrigada obediência
aos que com ele tenham relações.
2.
É de competência da coordenação geral da gincana
(comissão) a interpretação final do presente regulamento, cabendo a ela o seu
final cumprimento.
3.
Os jogos e as apresentações culturais terão inicio na
hora fixada. Portanto, as equipes deverão comparecer na quadra ou em algum
indicado pela comissão 5 minutos antes.
4.
A equipe de vôlei
poderá ser composta por alunos, professores/funcionários; sendo três (3) do sexo feminino e três (3) do
sexo masculino. Entretanto, não poderá ter dois (2) alunos da mesma serie em quadra. O professor/funcionário poderá
iniciar a partida ou substituir qualquer aluno.
5.
A equipe de futsal
poderá ser composta por alunos, professores /funcionários; sendo três (3) do sexo masculino e dois (2) do
sexo feminino. Entretanto, não poderá ter dois (2) alunos da mesma serie em quadra. O professor/funcionário poderá
iniciar a partida ou substituir qualquer aluno.
6.
A queimada terá
que ser composta por doze (12)
alunos e um (1) pai ou mãe, sendo
que tem que estar em quadra pelo menos um
(1) aluno e uma (1) aluna de
cada sala. (Se a equipe não conseguir queimar todos os participantes o jogo
terá seu término aos 20 minutos). E ainda, o jogador que for queimado terá que
ir para o “cemitério”, não podendo pedir ao colega que faça isso em seu lugar.
7.
O “caçador e
urso” terá que ser composta por doze (12) alunos e um (1) pai ou mãe, sendo que tem que estar em quadra pelo menos um (1) aluno e uma (1) aluna de cada sala. (a equipe terá 15 minutos para queimar o adversário). Vence a equipe que queimar o
maior numero de pessoas.
8.
Os times deverão estar completos para iniciar a
partida. Em caso de falta de alunos/ atletas a equipe perderá por Wx0. O não
comparecimento da equipe terá seguintes placares:
- Voleibol: 03x00
- Futsal: 01x00
- Queimada: 13x00
- Queimada: 13x00
9.
Se no dia o aluno de uma série não estiver presente à
equipe poderá substituí-lo. Contudo, deve haver uma justificativa escrita e
entregue a comissão pelo (a) representante da equipe.
Parágrafo Único: justificativa aceita
pela coordenação da gincana:
1.
Doença - atestado médico;
2.
Motivos pessoais – assinatura do responsável.
10. Os
times deverão estar vestidos adequadamente para as modalidades esportivas:
tênis, short (sem bolso), camisa.
11. A
parte cultural está aberta a alunos, professores, comunidade e funcionários da
escola. As equipes têm livre arbítrio para convidar pessoas da comunidade para
participarem da sua equipe apenas na parte cultural.
12. A parte esportiva está delimitada apenas aos
alunos, professores/funcionários da escola.
13. Normativas
relacionadas à indisciplina: cartão
vermelho (-2) pontos. Cartão amarelo
(-1) pontos.
14. Critérios
de pontuação: parte esportiva:
1.
Vitória: 05
pontos;
2.
Empate: 03 pontos;
3.
Derrota: 01 ponto.
Se a equipe perder por W x O não marcará ponto.
15. Critérios
de pontuação: parte cultural: 1º - 05
pontos; 2º - 03 pontos; 3º - 01 ponto.
16. As
tarefas cumpridas terão a seguinte pontuação: 05 pontos.
17. A
cada três itens faltosos, na prova das prendas, a equipe perderá um ponto.
18. Cada
equipe deverá disponibilizar 04
casais para a quadrilha estes deverão estar vestidos a caráter caipira no dia
19 de junho.
19. Será
considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de
todas as provas. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios:
1.Equipe com maior número de vitórias
na parte cultural;
2.Equipe com maior número de vitórias
na parte esportiva;
3.Se persistir empate haverá sorteio.
20. Todas
as reclamações serão aceitas vindas dos representantes de equipe e repassadas diretamente
à coordenação geral da gincana (comissão), por escrito. As reclamações serão
aceitas no dia do fato ocorrido. Todas as reclamações serão analisadas pela
coordenação geral da gincana (comissão).
21. Caso
venha a ser comprovada pela coordenação geral da gincana (comissão) qualquer
infração por parte de alguma equipe, esta terá como penalização a perda dos
pontos naquela prova da parte cultural ou na modalidade esportiva.
22. A
parte esportiva é opcional para os professores/funcionários.
23. A
parte cultural deve ter a participação de todos os professores/funcionários.
24. As
torcidas organizadas serão avaliadas todos os dias em que houver tarefas e
jogos com 03 pontos extras de acordo com os critérios de: Caracterização;
Criatividade; Harmonia; Organização e Disciplina.
25. Serão
disponibilizados 02 pontos em cada matéria aos alunos que participarem
efetivamente na gincana.
26. Mascote da equipe: Cada equipe deverá
escolher um integrante para representar a (o) mascote que deverá estar presente
em todos os jogos. (prova cumprida)
Obs.: Deverá ficar vestido a caráter do inicio até o fim dos jogos.
Cronograma
Ø
05 de
maio (sábado)
ü
Reunião Pedagógica onde será passado ao corpo
docente o projeto.
Ø
09 de
maio (quarta-feira) (Reunião das equipes das 17hs às 21hs)
1.
Escolher o nome da equipe relacionado ao tema da
gincana. (prova cumprida)
2.
Escolher a mascote da equipe. (prova cumprida)
3.
Escolher um slogan da equipe relacionado ao tema
da gincana. (prova cumprida)
4.
Escolher a cor da equipe. (prova cumprida)
5.
Disponibilizar 06 casais para ensaio de quadrilha. (prova cumprida)
6.
Disponibilizar para a comissão 02 alunos, 02 alunas, 02
professores. (prova cumprida)
7.
Cada equipe deverá disponibilizar para a comissão 01
integrante que entenda de futebol.
Ø
25 de
maio (sexta-feira)
Confecção das tintas para que os próprios
alunos pintem o muro da quadra e/ou um mural e as lixeiras.
Ø
30 de
maio (quarta-feira)
1.
Entregar 02
lixeiras confeccionadas pela equipe. (prova
cumprida)
2.
A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as seguintes profissões: Engenheiro Civil e
de Meio Ambiente. (prova
cumprida)
Ø
31 de
maio (quinta-feira)
1.
A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as
seguintes profissões: Engenheiro mecânico e Veterinário. (prova cumprida)
2.
Cada equipe terá que caracterizar 04 integrantes da equipe relacionada
ao dia mundial contra o tabaco. Estes terão que ficar caracterizados até o
final da aula. 02 no turno da tarde
e 02 no turno da noite. (prova cumprida)
Ø
01 de
junho (sexta-feira)
1.
A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as
seguintes profissões: Enfermagem e Psicologia . (prova cumprida)
Ø 05 de junho (terça-feira)
1. 06 integrantes de cada equipe terão que
vir caracterizados de 03 animais da
fauna brasileira. Estes terão que ficar caracterizados até o final da aula. 03 no turno da tarde e 03
no turno da noite. (prova cumprida)
2. Os alunos irão recolher na comunidade o
óleo usado para confecção de sabão.
Ø
13 de
junho (quarta-feira) (17hs às 21hs)
1. 02 integrantes de cada equipe terão que
vir caracterizados de Santo Antonio. Estes terão que ficar caracterizados até o
final das provas. (prova cumprida);
2. Recolhimento de materiais recicláveis para
enfeitar as barracas da “Festa Junina”.
Ø
21 de
junho (quinta-feira) (Sarau das 18hs às 21hs)
1. Cada
equipe deverá escolher pelo menos 05
alunos para declamar poesia. (prova cumprida)
2. Cada
equipe deverá trazer o maior número de pessoas para assistir o sarau. Será
necessário colocar um identificador na pessoa para que a comissão avalie. (parte cultural)
3. Cada
equipe deverá fazer uma encenação de alguma poesia. (parte cultural)
Ø
22 de junho
(sexta-feira) (festa junina das 18h às 23hs)
1.
18hs:
Concentração das equipes
2.
18h30min:
apresentação de teatro. O teatro deverá
ser apresentado num tempo máximo de 15 minutos e poderá ter em seu elenco
alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade. (parte cultural)
3.
20hs: Cada equipe deverá montar
uma apresentação cover sobre uma banda ou algum cantor famoso. Será avaliada a
criatividade da equipe e se realmente o cantor ou a banda é parecido com o
imitante. Tempo da apresentação: máximo de 15 minutos. (parte cultural)
4.
21hs: Cada
equipe deverá apresentar
um desfile de moda relacionado ao tema “Meio Ambiente e Saúde”. Deverá ter 04 integrantes masculinos e 04 femininos, terá um tempo máximo de
15 minutos, tem que haver uma musica de fundo e uma pessoa narrando a
apresentação. (parte
cultural)
5.
22hs:
Quadrilha
Ø
04 de
Julho – quarta-feira (17 h às 21 h);
Tarefas surpresa envolvendo
conhecimentos relacionados aos temas transversais. Saúde, Meio Ambiente,
Ø
08 de
agosto (quarta-feira)
1. Cada
equipe terá que caracterizar 06 alunos
(as) de enfermeiro (a); 03 no turno
da tarde e 03 no turno da noite. 04 de médico (a); 02 no
turno da tarde e 02 no turno da
noite. 04 de psicólogo (a); 02 no turno da tarde e 02 no turno da noite e 06 de professor (a) de Educação Física;
03 no turno da tarde e 03 no turno da noite. (prova cumprida)
Ø
16 de
agosto (esportes das 17h às 21hs)
HORÁRIO
|
CONFRONTO
|
MODALIDADE
|
||||
17h30min.
|
A
|
x
|
B
|
Futsal
(fem.)
|
||
18h00min.
|
A
|
x
|
B
|
Futsal (masc.)
|
||
18h30min.
|
B
|
x
|
C
|
Futsal (fem.)
|
||
19h00min.
|
B
|
x
|
C
|
Futsal
(masc.)
|
||
19h30min.
|
C
|
x
|
A
|
Futsal (fem.)
|
||
20h30min.
|
C
|
x
|
A
|
Futsal (masc.)
|
||
Ø
17 de
agosto (Festa da família das 18h às 22hs)
1.
Provas envolvendo os alunos e seus pais ou
responsáveis:
Qual é a música;
Torta na cara;
Jogo mega senha.
Ø
31 de
agosto (jogos pré-desportivos das 17h às 21hs)
HORÁRIO
|
CONFRONTO
|
MODALIDADE
|
||||
17h30min.
|
A
|
x
|
B
|
Queimada
|
||
18h00min.
|
B
|
x
|
C
|
Queimada
|
||
18h30min.
|
C
|
x
|
A
|
Queimada
|
||
19h00min.
|
A
|
x
|
B
|
Futsal
de mãos dadas
|
||
19h30min.
|
B
|
x
|
C
|
Futsal de mãos
dadas
|
||
20h30min.
|
C
|
x
|
A
|
Futsal de mãos
dadas
|
||
Ø
As ações irão acontecer no decorrer do ano
letivo e algumas serão constantes, como a confecção do sabão, o incentivo a
profissionalização, (com valorização ao trabalho local de escultura em madeira
e o trabalho com piteira), e o trabalho com os temas transversais.
Sem comentários:
Enviar um comentário