Gincana Cultural



PROJETO


Escola: Municipal “Aníbal de Freitas”
Duração: Maio a agosto
Publico atendido: Escola e comunidade de Cachoeira do Brumado


III GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA
DA ESCOLA MUNICIPAL “ANIBAL DE FREITAS”


TEMA: “Educar para a vida”


Cachoeira do Brumado, Maio de 2012.


Introdução

As gincanas escolares proporcionam aos alunos o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões. Durante a realização deste trabalho, poderemos observar a criatividade e espontaneidade de cada aluno para defender e organizar suas idéias e o prazer de desenvolver as atividades propostas, possibilitando torná-los seres mais conscientes e capazes de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.
A III Gincana Cultural e Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de Freitas” ocorrerá de: Maio a 10 de novembro.  Será feita uma comissão composta pelo professor coordenador, pelo diretor, pela pedagoga. Durante a Gincana serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais envolvendo a escola: corpo docente e discente e a comunidade local. Serão formadas três equipes em que cada uma terá várias tarefas a serem executadas no decorrer da competição.


Justificativa

Por sabermos que as gincanas privilegiam o conhecimento e o saber dos nossos educando, a idéia desenvolvida por esse projeto procura interligar as disciplinas, integrar a escola e a comunidade, resgatar as manifestações culturais tradicionais e locais, a prática dos esportes e das atividades de lazer que visam um bem estar social.  Visa, também, a construção de uma consciência solidária nos alunos e na comunidade.
A III Gincana Cultural e Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de Freitas” tem por finalidade desenvolver o intercâmbio sócio - esportivo – cultural, estimulando os escolares para atividades sadias, estabelecendo uma união segura entre a comunidade e a escola, exaltando a prática desportiva como instrumento de formação de personalidade, fazendo valer a formação de cidadãos conscientes.


Objetivos Gerais

Ø  Integrar escola e comunidade;
Ø  Proporcionar uma interação social;
Ø  Valorizar a participação em equipe;
Ø  Respeitar adversários;
Ø  Desenvolver nos alunos capacidades motoras, afetivas e sociais;
Ø  Promover a interdisciplinaridade;
Ø  Resgatar e valorizar a cultura local;
Ø  Valorizar o social, considerando o educando um ser em formação, na sua totalidade;
Ø  Criar formas de representação desse mundo: linguagem verbal, corporal e escrita;
Ø  Sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para a vida;
Ø  Proporcionar maior participação dos pais na vida escolar do filho.


Desenvolvimento

É necessário a cada dia que o professor incentive o aluno a investigar, descobrir, pensar e a tomar decisões próprias. É urgente a formação do aluno, enquanto ser pensante. E esta é construída individualmente, a partir da experiência na vida real do aluno. Nesse contexto, as situações competitivas e lúdicas vêm favorecer a construção dos conceitos de cidadania.
A III Gincana Cultural e esportiva da Escola Municipal “Aníbal de Freitas” trata-se de um evento educativo, cujo eixo central gira em torno de quatro competências básicas, cujo exercício, no fundo, é o que se deseja oportunizar aos seus participantes:

Ø  Aprender a ser
Ø  Aprender a conhecer
Ø  Aprender a conviver
Ø  Aprender a fazer

A partir do dia 03 de março haverá uma reunião pedagógica onde será passado ao corpo docente o projeto
Durante os dias da gincana serão desenvolvidas atividades culturais: teatro, provas surpresas, arrecadação de prendas para a quadrilha, danças, dublagens, etc. Na parte esportiva serão realizadas as seguintes modalidades: futsal, voleibol, (masculino e feminino).


Regulamento geral

1.      Este regulamento é o conjunto de normas e disposições que regem a III Gincana Cultural e Esportiva da Escola Municipal “Aníbal de Freitas” / 2012.É obrigada obediência aos que com ele tenham relações.
2.      É de competência da coordenação geral da gincana (comissão) a interpretação final do presente regulamento, cabendo a ela o seu final cumprimento.
3.      Os jogos e as apresentações culturais terão inicio na hora fixada. Portanto, as equipes deverão comparecer na quadra ou em algum indicado pela comissão 5 minutos antes.
4.      A equipe de vôlei poderá ser composta por alunos, professores/funcionários; sendo três (3) do sexo feminino e três (3) do sexo masculino. Entretanto, não poderá ter dois (2) alunos da mesma serie em quadra. O professor/funcionário poderá iniciar a partida ou substituir qualquer aluno.
5.      A equipe de futsal poderá ser composta por alunos, professores /funcionários; sendo três (3) do sexo masculino e dois (2) do sexo feminino. Entretanto, não poderá ter dois (2) alunos da mesma serie em quadra. O professor/funcionário poderá iniciar a partida ou substituir qualquer aluno.
6.      A queimada terá que ser composta por doze (12) alunos e um (1) pai ou mãe, sendo que tem que estar em quadra pelo menos um (1) aluno e uma (1) aluna de cada sala. (Se a equipe não conseguir queimar todos os participantes o jogo terá seu término aos 20 minutos). E ainda, o jogador que for queimado terá que ir para o “cemitério”, não podendo pedir ao colega que faça isso em seu lugar.
7.      O “caçador e urso terá que ser composta por doze (12) alunos e um (1) pai ou mãe, sendo que tem que estar em quadra pelo menos um (1) aluno e uma (1) aluna de cada sala. (a equipe terá 15 minutos para queimar o adversário). Vence a equipe que queimar o maior numero de pessoas.
8.      Os times deverão estar completos para iniciar a partida. Em caso de falta de alunos/ atletas a equipe perderá por Wx0. O não comparecimento da equipe terá seguintes placares:
  1. Voleibol: 03x00
  2. Futsal: 01x00
  3. Queimada: 13x00
  4. Queimada: 13x00
9.      Se no dia o aluno de uma série não estiver presente à equipe poderá substituí-lo. Contudo, deve haver uma justificativa escrita e entregue a comissão pelo (a) representante da equipe.
Parágrafo Único: justificativa aceita pela coordenação da gincana:
1.      Doença - atestado médico;
2.      Motivos pessoais – assinatura do responsável.
10.  Os times deverão estar vestidos adequadamente para as modalidades esportivas: tênis, short (sem bolso), camisa.
11.  A parte cultural está aberta a alunos, professores, comunidade e funcionários da escola. As equipes têm livre arbítrio para convidar pessoas da comunidade para participarem da sua equipe apenas na parte cultural.
12.   A parte esportiva está delimitada apenas aos alunos, professores/funcionários da escola.
13.  Normativas relacionadas à indisciplina: cartão vermelho (-2) pontos. Cartão amarelo (-1) pontos.
14.  Critérios de pontuação: parte esportiva:
1.      Vitória: 05 pontos;
2.      Empate: 03 pontos;
3.      Derrota: 01 ponto. Se a equipe perder por W x O não marcará ponto.
15.  Critérios de pontuação: parte cultural: 1º - 05 pontos; 2º - 03 pontos; 3º - 01 ponto.
16.  As tarefas cumpridas terão a seguinte pontuação: 05 pontos.
17.  A cada três itens faltosos, na prova das prendas, a equipe perderá um ponto.
18.  Cada equipe deverá disponibilizar 04 casais para a quadrilha estes deverão estar vestidos a caráter caipira no dia 19 de junho.
19.  Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de todas as provas. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios:
1.Equipe com maior número de vitórias na parte cultural;
2.Equipe com maior número de vitórias na parte esportiva;
3.Se persistir empate haverá sorteio.
20.  Todas as reclamações serão aceitas vindas dos representantes de equipe e repassadas diretamente à coordenação geral da gincana (comissão), por escrito. As reclamações serão aceitas no dia do fato ocorrido. Todas as reclamações serão analisadas pela coordenação geral da gincana (comissão).
21.  Caso venha a ser comprovada pela coordenação geral da gincana (comissão) qualquer infração por parte de alguma equipe, esta terá como penalização a perda dos pontos naquela prova da parte cultural ou na modalidade esportiva.
22.  A parte esportiva é opcional para os professores/funcionários.
23.  A parte cultural deve ter a participação de todos os professores/funcionários.
24.  As torcidas organizadas serão avaliadas todos os dias em que houver tarefas e jogos com 03 pontos extras de acordo com os critérios de: Caracterização; Criatividade; Harmonia; Organização e Disciplina.
25.  Serão disponibilizados 02 pontos em cada matéria aos alunos que participarem efetivamente na gincana.
26.  Mascote da equipe: Cada equipe deverá escolher um integrante para representar a (o) mascote que deverá estar presente em todos os jogos. (prova cumprida)
 Obs.: Deverá ficar vestido a caráter do inicio até o fim dos jogos.



Cronograma

Ø  05 de maio (sábado)
ü  Reunião Pedagógica onde será passado ao corpo docente o projeto.

Ø  09 de maio (quarta-feira) (Reunião das equipes das 17hs às 21hs)
1.      Escolher o nome da equipe relacionado ao tema da gincana. (prova cumprida)
2.      Escolher a mascote da equipe. (prova cumprida)
3.      Escolher um slogan da equipe relacionado ao tema da gincana. (prova cumprida)
4.      Escolher a cor da equipe. (prova cumprida)
5.      Disponibilizar 06 casais para ensaio de quadrilha. (prova cumprida)
6.      Disponibilizar para a comissão 02 alunos, 02 alunas, 02 professores. (prova cumprida)
7.      Cada equipe deverá disponibilizar para a comissão 01 integrante que entenda de futebol.

Ø  25 de maio (sexta-feira)
Confecção das tintas para que os próprios alunos pintem o muro da quadra e/ou um mural e as lixeiras.

Ø  30 de maio (quarta-feira)
1.      Entregar 02 lixeiras confeccionadas pela equipe. (prova cumprida)
2.      A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as seguintes profissões: Engenheiro Civil e de Meio Ambiente. (prova cumprida)

Ø  31 de maio (quinta-feira)
1.      A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as seguintes profissões: Engenheiro mecânico e Veterinário. (prova cumprida)
2.      Cada equipe terá que caracterizar 04 integrantes da equipe relacionada ao dia mundial contra o tabaco. Estes terão que ficar caracterizados até o final da aula. 02 no turno da tarde e 02 no turno da noite. (prova cumprida)




Ø  01 de junho (sexta-feira)
1.      A equipe deverá trazer 02 palestrantes sobre as seguintes profissões: Enfermagem e Psicologia . (prova cumprida)


Ø  05 de junho (terça-feira)
1.      06 integrantes de cada equipe terão que vir caracterizados de 03 animais da fauna brasileira. Estes terão que ficar caracterizados até o final da aula. 03 no turno da tarde e 03 no turno da noite. (prova cumprida)
2.      Os alunos irão recolher na comunidade o óleo usado para confecção de sabão.

Ø  13 de junho (quarta-feira) (17hs às 21hs)
1.      02 integrantes de cada equipe terão que vir caracterizados de Santo Antonio. Estes terão que ficar caracterizados até o final das provas. (prova cumprida);
2.      Recolhimento de materiais recicláveis para enfeitar as barracas da “Festa Junina”.

Ø  21 de junho (quinta-feira) (Sarau das 18hs às 21hs)
1.      Cada equipe deverá escolher pelo menos 05 alunos para declamar poesia. (prova cumprida)
2.      Cada equipe deverá trazer o maior número de pessoas para assistir o sarau. Será necessário colocar um identificador na pessoa para que a comissão avalie. (parte cultural)
3.      Cada equipe deverá fazer uma encenação de alguma poesia. (parte cultural)

Ø  22 de junho (sexta-feira) (festa junina das 18h às 23hs)
1.      18hs: Concentração das equipes
2.      18h30min: apresentação de teatro.  O teatro deverá ser apresentado num tempo máximo de 15 minutos e poderá ter em seu elenco alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade. (parte cultural)
3.      20hs: Cada equipe deverá montar uma apresentação cover sobre uma banda ou algum cantor famoso. Será avaliada a criatividade da equipe e se realmente o cantor ou a banda é parecido com o imitante. Tempo da apresentação: máximo de 15 minutos. (parte cultural)
4.      21hs: Cada equipe deverá apresentar um desfile de moda relacionado ao tema “Meio Ambiente e Saúde”. Deverá ter 04 integrantes masculinos e 04 femininos, terá um tempo máximo de 15 minutos, tem que haver uma musica de fundo e uma pessoa narrando a apresentação. (parte cultural)
5.      22hs: Quadrilha  

Ø  04 de Julho – quarta-feira (17 h às 21 h);
Tarefas surpresa envolvendo conhecimentos relacionados aos temas transversais. Saúde, Meio Ambiente,

Ø  08 de agosto (quarta-feira)
1.      Cada equipe terá que caracterizar 06 alunos (as) de enfermeiro (a); 03 no turno da tarde e 03 no turno da noite.  04 de médico (a); 02 no turno da tarde e 02 no turno da noite.  04 de psicólogo (a); 02 no turno da tarde e 02 no turno da noite e 06 de professor (a) de Educação Física; 03 no turno da tarde e 03 no turno da noite.  (prova cumprida)

Ø  16 de agosto (esportes das 17h às 21hs)

HORÁRIO
CONFRONTO
MODALIDADE
17h30min.
A

x

B
Futsal (fem.)
18h00min.
A

x

B
Futsal (masc.)
18h30min.
B

x

C
Futsal (fem.)
19h00min.
B

x

C
Futsal (masc.)
19h30min.
C

x

A
Futsal (fem.)
20h30min.
C

x

A
Futsal (masc.)

Ø  17 de agosto (Festa da família das 18h às 22hs)
1.      Provas envolvendo os alunos e seus pais ou responsáveis:
Qual é a música;
Torta na cara;
Jogo mega senha.

Ø  31 de agosto (jogos pré-desportivos das 17h às 21hs)
HORÁRIO
CONFRONTO
MODALIDADE
17h30min.
A

x

B
Queimada
18h00min.
B

x

C
Queimada
18h30min.
C

x

A
Queimada
19h00min.
A

x

B
Futsal de mãos dadas
19h30min.
B

x

C
Futsal de mãos dadas
20h30min.
C

x

A
Futsal de mãos dadas


Ø  As ações irão acontecer no decorrer do ano letivo e algumas serão constantes, como a confecção do sabão, o incentivo a profissionalização, (com valorização ao trabalho local de escultura em madeira e o trabalho com piteira), e o trabalho com os temas transversais.













Sem comentários:

Enviar um comentário